webradio

Visualizações de Conteúdo : 2513902
Dia da Consciência Negra PDF Imprimir E-mail

Os vereadores votaram e aprovaram na sessão do dia 13 de novembro Projeto de Lei enviado pelo chefe do Poder Executivo Bismarck Maia, que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal consagrado ao Dia da Consciência Negra. Foi acrescentado ao Projeto original emenda do vereador Marcos Monteiro que atribui ao prefeito a decisão obre o feriado. A data homenageia o movimento negro marcando o dia da morte de um dos maiores líderes negros do Brasil, Zumbi dos Palmares. A data já é feriado municipal em mais de mil cidades brasileiras. Em linhas gerais, o dia da Consciência Negra tem o propósito de conscientizar a população, em especial os estudantes, da importância da cultura negra e do povo africano na formação da cultura nacional. Criado, inicialmente, como data importante no calendário escolar pátrio, foi nacionalmente instituído, a partir de 10 de novembro de 2011, com a criação da Lei 12.519.